“A Kosmicare nasceu da vontade de inspirar mudanças na política de drogas e promover o empoderamento das pessoas que usam drogas, suas famílias e comunidades. Como grupo, acreditamos que é nossa responsabilidade promover o desenvolvimento humano da perspectiva dos direitos humanos e ser co-criadores de um mundo que oferece respostas abrangentes, humanas e com suporte científico e de segurança a essas comunidades. Somos uma comunidade de pensadores e praticantes reunidos com o objetivo de promover pesquisa e intervenção voltada para o cuidado das pessoas que usam drogas. ”
A Kosmicare é uma organização sem fins lucrativos que “trabalha para transformar a cultura da vida noturna através de políticas e intervenções humanistas, abrangentes e baseadas na evidência cientifica”. Presente em muitos festivais pelo país, a equipa por trás do projeto “idealiza um mundo onde as drogas são usadas com liberdade e sabedoria” e sustenta-se em pilares de intervenção, investigação e defesa. O Boom é um dos Festivais onde estão presentes desde a sua primeira edição. A Kosmicare reúne investigadores e profissionais com muita experiência, focados na redução de riscos e minimização de danos.
Numa sociedade em que ainda não existe a consciencialização dos efeitos de diversos tipos de drogas, de onde advêm as mesmas, e o que elas contêm na sua composição, surge uma associação que cobre várias intervenções a de promover uma melhor segurança para os consumidores e para os ambientes onde estes estão inseridos. encontra amplamente normalizado na sociedade portuguesa, assim como no panorama internacional. Ações como: análise química de substâncias, aconselhamento especializado, oferta de materiais informativos , ou serviços de intervenção aquando do consumo de substâncias psicoativas e psicadélicas, garantem a promoção de mais consciencialização do que se consome, da “trip” que advém, e consecutivamente de maior segurança e confiança, o que faz com que os riscos de uma “bad trip” sejam minimizados.
No Boom, existe também o drug checking (análise química de substâncias), algo que já está disponível em alguns países há muitos anos, e em que a missão é a que foi mencionada anteriormente. Como cada vez mais pessoas recorrem a um mercado ilegal, a fim de adquirirem substâncias ilícitas que já foram aqui referidas, existe pois a necessidade para que este tipo de serviços que a Kosmicare realiza, seja feito em maior escala. A canábis não foge à regra, e deixo aqui algumas informações e conselhos deixados por esta associação sobre a mesma.