No Yoga atinge-se o estado mental puro que permite que a disciplina escolha a ingestão correta de alimentos e ervas.
A ganja, como a canábis é chamada na Índia, é considerada uma erva sagrada de Shiva, devido ao efeito que tem na mente de se interiorizar, com foco. Lá, esta deve ser fumada exclusivamente para levar a mente ao estado de perfeito. O efeito de fazer uma viagem interior através da canábis é transcender a mente, ou seja, ir além do sono para o um quarto estado de consciência – turiya – transcender a consciência corporal, isto é, ir além da fome, calor e frio e ter a capacidade de capacitar a mente com clareza, discernimento, criatividade e foco. Todos estes efeitos são, na verdade, quase os efeitos opostos que se pode ter quando a canábis é consumida apenas para uso recreativo.
Para os yoguis, existem vários passos que estimulam e melhora o consumo da canábis, para uma consciência superior. Deixamos aqui esses passos:
1- Mantenha o estômago leve, ou seja, garanta um intervalo de pelo menos duas horas antes de fazer uma refeição. Um estômago leve permite que a mente ultrapasse a consciência corporal;
2- Sente-se num espaço calmo interior. Torne-se consciente da respiração com inspirações mais profundas, inspirações mais longas e expirações mais duradouras;
- Sinta a sua alma como o verdadeiro espírito interior. Faça uma oferenda mental da canábis ao seu “Eu”, a parte alegre de si;
- Inspire – dobre a língua enquanto inspira. Inspire e imagina a respiração a partir do final da coluna vertebral – o chakra da raiz.
- Retenha a respiração – prenda a respiração e visualize lentamente o ponto acima do umbigo como o ponto onde as energias se encontram em repouso.
- Expire – expire com os olhos fechados e focados no “terceiro olho”, o ponto entre as sobrancelhas.
- Respiração do crânio: inspire com os pulmões cheios, retenha a respiração, foque-se no terceiro olho e faça pequenas “explosões de expiração” visualizando o terceiro olho utilizando o diafragma. Repita, algumas vezes.
- Inspire, retenha a respiração e foque no terceiro olho, suspire lentamente e sinta o som a tornar-se ressonante ao visualizar uma luz no terceiro olho.
- Foque-se no terceiro olho e encontre um espaço calmo onde está no momento – onde não exista espaços para pensamentos do passado ou do futuro – concentre-se só no agora.
- Acene à calma e à alegria que existe dentro de si – esta é sua alma.
- Diga um mantra que goste, o que vai permitir focar-se num só ponto, num só espaço, e ajudar a concentra-se no agora. Aconselho este: Om Gam Ganapataye Namaha
- Leve a canábis ao seu coração, pense em numa intenção, ou seja, e sinta a canábos a ser abençoada por sua divindade favorita de adoração – um deus, outra entidade, um ser. O mantra aqui escolhido é um dos meus favoritos, sendo que qualquer um deles, que vos abrace e com que se sintam focados e elevados terá a mesma intenção. Muito mais que consumir para ficar “high”, o importante é aproveitar a viagem, e senti-la em plenitude, segundo estes passos, como uma verdadeira celebração, com gratidão.