A empresa de “media digital” da canábis de Ted Chung’s e de Snopp Dog uniu-se à One Music para lançar a primeira música disponível comercialmente composta de sons extraídos de uma planta de canaábis. – “Sticky Situation”.
Esta música, do produtor FrancisGotHeat e do cantor R&B Anders e com a colaboração ainda de Rich The Kid, foi realizada através de uma tencologia chamada MIDI Sprout – “Sticky Situation”, do produtor FrancisGotHeat (Drake, Roy Woods, Bryson Tiller) e do cantor de R&B Anders, ambos de Toronto, e com o rapper de Los Angeles Rich The Kid, foi feito usando a variedade Sticky Situation e uma tecnologia chamada MIDI Sprout – numa conexão com uma folha da planta, as correntes elétricas são traduzidas em tempo real em notas MIDI. A faixa de dois minutos e meio e a versão extensa (com mais zumbidos, sons e amostras do diretor Elliot Clancy Osberg) foram lançadas no mês de outubro para comemorar o aniversário de um ano da legalização da canábis no Canadá. Já existiam composições musicais feitas através plantas – tecnologia MIDI Sprout do Data Garden lançada após uma campanha do Kickstarter em 2014, inspirou um movimento global de “músicos de plantas”, cujas criações eram especialmente adequadas para práticas de bem-estar, como ioga e meditação. Em 2017, foi disponibilizada uma aplicação para o IOS. Atualmente o MIDI Sprout está esgotado, mas existe outro Kickstarter numa outra versão, chamado Plant Wave.
Para “Sticky Situation”, FrancisGotHeat introduziu os sons através das plantas e converteu em instrumentos como piano de cauda, sintetizador e buzinas para criar uma música pop urbana contemporânea. Para além disso, ele criou uma vibração mais fria e mais sombria através dos diferentes sinais de diferentes tipos de canábis.